Livros

Educação Escolar na Prisão


Autora: Elenice Maria Cammarosano Onofre
Editora: Paco Editorial
Ano: 2014

Sinopse: Este livro analisa o papel da educação escolar como uma das possibilidades de influenciar positivamente a reinserção social de pessoas em privação de liberdade e destaca o que ela deve e o que pode fazer no interior das prisões.



__________________________________________________



Prisão-Albergue e Regime Semi-Aberto, Volume 1


Autor: Alípio Silveira
Editora: Brasilivros Editora e Distribuidora LTDA.
Ano: 1981

Sinopse: O livro trata de temas relacionados ao regime semiaberto, fazendo inclusive uma reflexão sobre o caso da morte de Javert de Andrade, motivada pela inclusão de um preso sem perfil para a unidade.



___________________________________________________



Religião e Ressocialização de Mulheres Presas e Egressas 


Autor: Muriel Urquiza Rocha
Editora: Prismas
Ano: 2014

Sinopse: O aumento no número de mulheres encarceradas nos últimos anos, leva à constatação das semelhanças e diferenças da vivência do gênero feminino, numa instituição criada para abrigar o sexo masculino. Esse livro é resultado de uma tese de mestrado que expõe como a vida de sete destas mulheres que foram afetadas nas áreas física e emocional, sendo transformadas pelo elemento religioso do “Projeto Mudar”.


___________________________________________________



Crítica da Razão Punitiva: Nascimento da Prisão no Brasil


Autor: Manoel Barros da Motta
Editora: Grupo Editorial Nacional
Ano: 2011

Sinopse:  A obra é o resultado do trabalho de pesquisa e estudos realizados ao longo de muitos anos pelo professor Manoel Barros da Motta. O autor procura resgatar as raízes do controle e da punição que foram instauradas na sociedade brasileira no século XIX.


____________________________________________________



Cela Forte Mulher


Autor: Carlos Antônio Prado 
Editora: Labortexto
Ano: 2013


Sinopse: O tema aprisionamento já foi tratado em jornais, livros, teses, filmes e textos de dramaturgia, etc. Porém, a parte feminina desse universo sempre foi deixada a segundo plano. Nesse trabalho, temos o relato sobre o aprisionamento de mulheres feito por um experimentado jornalista, voluntário em presídios durante muitos anos. 


____________________________________________________
  


As Prisões em São Paulo

                                                                                                    
Autor: Fernando Salla
Editora: Annablume
Ano: 1999


Sinopse: Preenchendo uma significativa lacuna em nossa (brasileira) produção científica sobre prisões e sociedades carcerárias, na interface de saberes disciplinares, a obra de Fernando Salla - As prisões em São Paulo: 1822-1940 - é, além de um trabalho sócio-histórico sobre a punição no contexto paulista, o relato de um minucioso esforço de pesquisa e detalhada exposição de dados e análises, que demonstram a permanente ferida sócio-jurídico-punitiva em nossa realidade, que se expressa na distância do discurso com a prática, no desigual tratamento das camadas e categorias sociais, no conflito entre os saberes jurídicos e médicos, bem como entre estes e as práticas administrativas, além do confronto entre as exigências do campo político e as pretensões do campo científico. 
                        


                          ____________________________________________________



A prisão


Autor: Jesús Zárate
Editora: Villegas
Ano: 2005


Sinopse: Antón Castán está detido há 3 anos por um único delito: o de não ter cometido nenhum crime. Na cela, vai registando diariamente o cotidiano prisional e dissertando filosófica ou culturalmente sobre a justiça, a liberdade e a inocência. A chegada à prisão de um novo diretor, conhecido por sua crueldade, desencadeia um motim, com consequências imprevisíveis. Unanimemente considerada uma das grandes obras latino-americanas.
                                                 _____________________________________________________



Vigiar e Punir


Autor: Michel Foulcault
Editora: Almedina
Ano: 1975


Sinopse: Esta obra é um estudo científico sobre a evolução histórica da pena e respectivos métodos coercitivos e punitivos, adotados pelo poder público, na repressão à delinquência. Os métodos vão da violência física até às instituições correcionais. Como se vê a forma e o aparelho ‘’prisão’’  destinados   à reforma dos indivíduos, agora será o cárcere, a detenção, como forma de separá-los do exterior e neutralizá-los.