Filmes





O Cárcere e a Rua


Diretor: Liliana Sulzbach
2005, 80 minutos, Drama Político


Sinopse: Ganhador do troféu de melhor documentário do 32° Festival de Gramado. Mostra a rotina de Cláudia, presidiária mais antiga e respeitada da Penitenciária Madre Pelletier, e que vai deixar o cárcere em breve. Assim como Betânia, que vai para o regime semiaberto, e ao contrário de Daniela, que recém chegou à prisão e aguarda julgamento. Enquanto Daniela busca proteção na cadeia, Cláudia e Betânia vão enfrentar as incertezas de quem volta para a rua.
 




____________________________________________________

O Pagador de Promessas



Diretor:  Anselmo Duarte
1962, 118 minutos, Drama

Sinopse: Baseado na peça de Dias Gomes, o filme escrito e dirigido por Anselmo Duarte em 1962, é até hoje o único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França, com direção e roteiro de Anselmo Duarte. 

Trama adaptada de peça de Dias Gomes utiliza personagem devoto e simplório para discutir questões políticas e religiosas.



____________________________________________________

Expresso da Meia-Noite


Diretor: Alan Parker.
1978, 116 minutos, Drama e Suspense

Sinopse: Um jovem é pego com uma pequena quantidade de drogas tentando sair da Turquia. É preso e enviado para uma penitenciária com tantos castigos e desmandos que tornam sua vida abarrotada de sofrimentos e aborrecimentos. Dirigido por Alan Parker e com a famosíssima trilha de Giorgio Moroder.
____________________________________________________



César deve Morrer
Diretor: Paolo Taviani, Vittorio Taviani.
2013, 76 minutos, Drama

Sinopse: Numa época de tantos reality shows, os diretores irmãos Paolo e Vittorio Taviani levam sua câmera para uma prisão de segurança máxima italiana. Na unidade, os  presos encenam a peça Júlio César, um dos mais belos textos de William Shakespeare.

 A peça em si e o impacto que a arte tem sobre os condenados fazem deste filme uma obra-prima do cinema. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim.

____________________________________________________


Mandela - Luta pela Liberdade
Diretor: Bille August

Sinopse:
O filme trata da história de Nelson Mandela no período em que ficou preso, contado através das memórias de um agente penitenciário. James é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como inferiores, situação típica da maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa e atua como informante do governo sobre o grupo de Nelson Mandela. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul.
____________________________________________________




Hurricane - O furacão
Diretor: Norman Jewison


Sinopse:
Em junho de 1966, Rubin "Hurricane" Carter candidato ao título mundial de boxe, quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa passa perto do local do crime, Carter é erroneamente preso e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, Carter publica um memorial, chamado "The 16th round", em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência.
____________________________________________________



Os condenados
Diretores: Tocha Alves e Daniel Lieff

Sinopse:
Jack Conrad um condenado no corredor da morte de uma prisão corrupta da América Central, é "comprado" por um grande produtor de TV para fazer parte de um "reality show" ilegal. Levado para uma ilha isolada, Conrad se encontra preso em uma luta mortal contra outros nove assassinos condenados de todas as partes do mundo. Sem chance de escapar - e com milhões de pessoas assistindo à violência sem censura ao vivo - Conrad precisa usar toda a sua força para ser o último sobrevivente.
____________________________________________________


Assassinato em primeiro grau
Diretor: Marc Rocco

Sinopse: Um garoto de 17 anos, por não conseguir emprego, rouba 5 dólares e vai para Alcatraz. Quando tenta escapar é capturado e confinado em uma solitária por 3 anos, saindo da sua cela apenas 30 minutos por dia, para se exercitar. Quando enfim é colocado junto com os outros presos, comete um assassinato na frente de 200 testemunhas, mas seu advogado pretende alegar que os maus tratos na prisão o enlouqueceram e que os verdadeiros responsáveis são aqueles que dirigem o presídio.
____________________________________________________


Detenção
Diretor: Paul Scheuring


Sinopse: Forest Whitaker protagonizam “Detenção”, um intenso thiller centrado em um grupo de homens comuns que, em busca de dinheiro fácil, se oferecem como voluntários em uma experiência científica. Confinados numa prisão abandonada, eles serão divididos em dois grupos, os prisioneiros e os guardas. O objetivo é analisar como o ser humano lida com regras, o poder e o controle sobre o próximo. espécie de reality show violento, uma experiência que testará todos os limites.
____________________________________________________

Cela 211
Diretor: Daniel Monzón

Sinopse: É o primeiro dia de Juan Oliver como funcionário de uma penitenciária e, durante a visita ao local, acaba acontecendo um acidente com ele. Ao invés de ser socorrido é apenas deixado na cela 211. Ao mesmo tempo se dá inicio uma rebelião de presos da ala de segurança máxima. Ao se ver acoado pelos presos e pelo líder da rebelião, Malamadres, o funcionário, toma a decisão de se passar por um prisioneiro e, com isso, lidar com os mais peculiares e inesperados fatos e contornos que se apresentarão durante esse dia.