quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PIORES PRISÕES DO MUNDO

GUANTÁNAMO

Situada na ilha de em Cuba, passou para controle dos Estados Unidos em 1903, depois de um contrato de arrendamento perpétuo da área a sudeste da ilha, que permitia aos EUA controlar a região e realizar operações navais. 
No período da chamada “Guerra Fria” (1947 – 1991), os Estados Unidos enviam vários prisioneiros de diversos confrontos militares para a Prisão de Guantánamo. Como uma prisão militar dotada de rigidez e também dos interesses ideológicos que marcaram profundamente o século XX, passou a conviver diariamente com práticas de tortura. 
As atividades da Prisão de Guantánamo se estenderam também pelo século XXI com muita intensidade. O ataque terrorista sofrido pelos Estados Unidos, em 2001, resultou na invasão do território do Afeganistão em busca dos responsáveis pelo ato. Em 2002, Guantánamo se transformou em um Centro de Detenção de acusados de envolvimento com terrorismo e, como tal, sem os benefícios previstos pela convenção de Genebra. Um dos principais objetivos desta prisão é a obtenção de informações privilegiadas dos detentos, fato conquistado através de torturas. Desde então, 779 pessoas passaram pela prisão sem acusação formada, sem processo constituído, sendo a maioria de origem afegã, paquistanesa e iraquiana. 
Além de prisioneiros que supostamente seriam terroristas, a Prisão de Guantánamo abrigou também detentos de forma clandestina e que não tinham razão justificável para estarem detidos. Muitos dos detentos que foram para Guantánamo eram imigrantes ilegais nos Estados Unidos que aguardavam a deportação. 
O Centro de Detenção de Guantánamo registra várias práticas que desrespeitam os direitos humanos, tais como torturas, transporte inadequado de detentos, abuso sexual, espancamentos, intolerância às práticas religiosas, detenção de crianças, etc.