terça-feira, 1 de agosto de 2017

PRISÕES NO MUNDO


Nos Estados Unidos a Prisão Federal de segurança máxima de Florence (ADX), está localizada em uma zona desértica montanhosa do Colorado, foi inaugurada em novembro de 1994. Lá estão os condenados por terrorismo e criminosos considerados os mais perigosos do país.


Com capacidade para 417 presos que vivem em celas individuais de concreto de 7,7 m2, com uma pequena janela de 10 cm de largura e 120 cm de altura. Ali os presos permanecem confinados entre 22 horas por dia. Suas refeições deslizam através de uma ranhura na parte inferior da porta da sua cela. Se eles saem, o fazem com os pés e as mãos algemadas, escoltados por dois guardas.

ADX é moderna, limpa, bem gerida, lá tudo brilha. Mas quem a conhece por dentro, convive com o sofrimento de centenas de pessoas permanentemente isoladas. A unidade é conhecida também como “uma versão limpa do inferno” e um lugar onde
“o castigo é pior do que a morte”.


Existem muitas denúncias que dizem que em ADX os presos gemem sem parar, gritam, batem suas cabeças contra as paredes; alguns se mutilam com lâminas, vidro e ossos de galinha afiados.
A única “recreação” externa ocorre com o preso sozinho, em uma gaiola vazia, pouco maior do que a sua cela, cercada por muros, onde podem ver o céu. Também podem, alternadamente, sempre sozinhos, fazer exercícios em uma pequena sala.