quinta-feira, 24 de agosto de 2017

PI E PII DE AVARÉ



A cidade de Avaré foi fundada em meados do século dezenove pelo major Vitoriano de Sousa Rocha e Domiciano Santana, o município surgiu em torno de uma capela votiva dedicada a Nossa Senhora das Dores. Hoje existem na cidade duas Penitenciárias e um Centro de Ressocialização.
No mês de agosto as penitenciárias de Avaré fazem aniversário.




A famosa PI completa 47 anos. O presídio regional foi planejado seguindo modelo de outros no exterior e da penitenciária do estado.  Foi inaugurada somente em 29 de Agosto de 1970 no governo de Abreu Sodré. A unidade leva o nome de “Dr. Paulo Luciano de Campos” e foi edificada para ser uma das maiores e mais modernas do país, com prédios isolados para portaria, administração, enfermaria e pavilhões para oficinas, salas de aula, espaço ecumênico, auditório, cinema, cozinha, lavanderia, campo de esporte gramado para futebol, pista de atletismo e parque agrícola. 




Já a “Penitenciária Nelson Marcondes do Amaral” conhecida como PII de Avaré foi inaugurada em agosto de 1998 durante o governo Mario Covas, completando 19 anos de existência, desenvolve vários trabalhos técnicos com os apenados, entre eles sobressai-se a sua escola com 148 alunos no EJA.