sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

SEAP INAUGURA NOVA SEDE DO MUSEU PENITENCIÁRIO











Exposição reúne acervo histórico de prisões no Rio de Janeiro

Um marco para preservar a história do sistema penitenciário do Rio. Assim foi definido pelo diretor da escola de Gestão Penitenciária (EGP), Paulo Alier de Oliveira Vasquez , a inauguração da nova sede do Museu Penitenciário, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), situada à Rua Frei Caneca, no anexo do Instituto de Perícias Heitor Carrilho. No local o visitante vai poder conhecer um pouco da história do sistema penal desde os primórdios do Rio, quando foi inaugurada a primeira casa de correição, ainda na época em que a Corte Portuguesa chegou ao Brasil.

 A intenção , segundo o diretor do museu e diretor-adjunto da EGP, José Paulo de Morais Souza, é preservar e mostrar à população momentos históricos do sistema penitenciário. No Museu estão expostos registros do antigo Complexo Penitenciário Frei Caneca, do extinto Presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande entre outros. O museu conta também com todo histórico e espaço do agente penitenciário, com fotos que mostram uniformes que usavam nas unidades desde o início do sistema.

O acervo conta, também com objetos ilícitos apreendidos com internos e visitantes durante revistas como armas brancas, celulares e até mesmo uma “tereza” (corda improvisada com lençóis para fuga) utilizada por internos que tentaram fugir do Complexo da Frei Caneca. Nos livros de registros expostos, há também toda a história de presos políticos no presídio da Ilha Grande, com assinaturas e documentos que retratam a época e até mesmo fotos da implosão desta unidade. “Tínhamos um patrimônio histórico guardado e que estava exposto de forma simples na escola. Com o museu vamos apresentar ao público a trajetória das prisões ao longo do tempo “, disse José Paulo de Morais.

Presente à inauguração o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel PM Erir Ribeiro Costa Filho, ressaltou a importância da preservação da história da Seap. “Tenho um carinho muito grande por essa secretaria e esse museu vai conservar todo um patrimônio histórico”, disse o secretário.

A subsecretária Adjunta de Administração e Gestão Estratégica, Ingrid Rocha e o diretor da Escola de Gestão Penitenciária, Paulo Vasquez destacaram a participação da equipe da Seap , incluindo inspetores e técnicos que ajudar a transformar em realidade um sonho antigo. 



Matéria: Ana Claudia Costa
Fotógrafo: Vanessa Oliveira
http://www.rj.gov.br/web/seap/exibeconteudo?article-id=3049459