quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

2013 - A NOVA SEDE DO MPP




clique na imagem para zoom


         No ano que se aproxima apresentaremos a nova sede do Museu Penitenciário Paulista MPP. Seu novo endereço fica na Avenida Zaki Narchi, 1.207 – Carandiru, no Parque da Juventude, localização estratégica por se tratar de lugar histórico para o Sistema Penitenciário Paulista.
         O Parque da Juventude na zona norte de São Paulo ocupa área da extinta Casa de Detenção "Prof. Flamínio Fávero", o Carandiru, como ficou conhecido.
         A antiga Casa de Detenção, a Penitenciária do Estado, a Penitenciária Feminina da Capital e o Centro de Observação Criminológica – COC, juntos, formavam o Complexo Penitenciário do Carandiru, um marco do universo prisional brasileiro, tanto no seu sentido jurídico-policial quanto no seu aspecto simbólico, cultural e social. 
         A nova sede coroa os trabalhos realizados para reestruturação do MPP, impulsionados pela necessidade de garantir a salvaguarda do acervo e a informação ao público, missões confiadas aos museus, tanto pelo código de ética do Conselho Internacional de Museus - ICOM quanto pela Lei Federal nº. 11.904, que institui o Estatuto dos Museus. 


         Salvaguardar trata da preservação e da garantia da integridade do patrimônio confiado à instituição, pontuada na adoção de medidas de controle, segurança e manutenção das peças do acervo. Informar garante que seus serviços devem servir a sociedade, com compromisso e a responsabilidade com o público.

         Em sua exposição inaugural o Museu contará com divisões das áreas em ambientes histórico-temáticos que, no decorrer de seu percurso, formará uma abordagem sobre a relação indivíduo-sociedade sob o ponto de vista da pena.